Geração Fragmentada em Tribos

quarta-feira, 26 de agosto de 2009



Geração Fragmentada em Tribos

Hoje é normal vermos grupos de jovens que se identificam com uma causa, com a forma de se vestir ou de ser de uma determinada “tribo”. É o caso dos Sk8tistas, PUNK´s, EMOs, Pagodeiros, Nerd´s, Esportistas, enfim, são diferentes grupos que defendem uma forma de ver e, principalmente, de viver a vida. Isso tudo faz ressaltar uma pergunta: Como lidar com uma geração fragmentada em tribos?

Bom, só conseguiremos responder esta pergunta se entendermos o que Jesus falou aos seus discípulos quanto a sua identificação com a sociedade.

Os líderes de jovens acreditam que os evangélicos devem ter uma marca que os identifiquem como “povo de Deus” em relação às outras pessoas da nossa sociedade. E com isso todos nós concordamos, o problema é que muitos trocaram a forma pelo conteúdo e isso tem gerado religiosos ao invés de pessoas parecidas com Cristo.

Jesus, quando viu que os discípulos estavam apavorados por terem percebido que Ele iria “embora” e eles não teriam mais uma referência clara de conduta, falou: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" Jo 13:34,35 (NVI)

O que tem de novo nesse mandamento? Amar uns aos outros? Não, isso já tinha desde o antigo testamento. O novo mandamento é ser identificado somente pelo amor. A busca de um estereótipo para os evangélicos é um tiro no pé, é a volta ao antigo, é ir em direção a religião e não a Cristo.

O beijo de Judas para identificar o mestre não foi porque Jesus estava escondido, foi porque os soldados não sabiam quem era o líder, pois Jesus não tinha roupa ou aparência diferenciada.

Não devemos ter a tribo dos jovens evangélicos, devemos ter Sk8tistas cristãos, EMOs cristãos, PUNK’s cristãos, assim como na política, na arte, e em outras áreas de nossa sociedade. Criar uma sociedade evangélica só favorece as raposas do mercado evangélico, mas joga contra a expansão do Reino de Deus.

Talvez agora possamos tentar responder a pergunta que aflige os líderes de jovens e adolescentes dessa geração: Como lidar com uma geração fragmentada em tribos?

Não tem como discipular essa geração a distância, precisamos entender cada fragmento, precisamos vivenciar e sentir na pele, precisamos nos encarnar na cultura assim como Jesus fez. Ele é o nosso paradigma de contextualização.

O problema é que é muito mais fácil trabalhar com a forma, com o exterior, dando broncas e colocando regras e mais regras. Como já disse antes: A lei tem que ser forte onde os relacionamentos são fracos. Mas se trabalharmos com a essência que é o amor de Cristo uns pelos outros, não só colocaremos uma marca indelével nos jovens, mas transformaremos uma geração toda.

A nova geração está desfragmentada em tribos, devemos ser diferentes lá dentro de cada pedaço, no núcleo de cada uma, trabalhando para uni-los em um elo nunca visto antes por eles, um elo que está na essência e não nos estereótipos, o elo possível entre tribos e seres humanos, chamado amor de Jesus Cristo.

[Artigo originalmente escrito para a Revista Ideao]

HUMOR GOSPEL



BENDITA SEGUNDA FEIRA




Você gasta em torno de 40% de sua vida no trabalho, algo em torno de 150.000 horas. Basta você fazer sua própria pesquisa e vai notar que a grande maioria das pessoas detestam seu emprego, não gostam do ambiente de trabalho ou não se adaptam à filosofia de sua empresa. Até mesmo algumas pessoas que são bem sucedidas em seu emprego, não se sentem realizadas, elas estão apenas fazendo dinheiro. Para estes insatisfeitos, o pior dia da semana é a segunda-feira.

A Sabedoria de Deus, expressa nas escrituras, te ensina que você deve ter uma perspectiva diferente quando você vai trabalhar.

Tito 3:14
“Que a nossa gente aprenda a usar o seu tempo fazendo o bem e ajudando os outros em caso de necessidade, para que assim a vida da nossa gente seja útil” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

No texto de Tito 3:14, quando diz “nossa gente”, de quem ele está falando? Dos Cristãos! Quando você vai trabalhar, de acordo com este texto, outras motivações diferentes dos demais devem estar em seu coração. A primeira é que você deve estar ali para fazer o bem à vida das pessoas. O fato de você trabalhar lá deve dar um sabor melhor na vida das pessoas. Isto é o que Jesus chama de ser “sal da terra”, dar sabor à vida das pessoas. A segunda motivação sua deve ser a de ser produtivo, crescer profissionalmente e assim, prover com abundância para as suas necessidades.

Esse mesmo texto de Tito 3:14, na Nova Versão Internacional, diz assim:

Tito 3:14
“Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à pratica de boas obras, afim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.” (Nova Versão Internacional)

Muitas pessoas só estão gastando o tempo em seu trabalho: Não impactam ninguém, não marcam a vida de ninguém, não produzem nada também.
Ficam só olhando para o relógio, não vendo a hora de irem para casa.
Eles não amam seu trabalho, tudo para eles é uma chatice, só estão ali esperando o tempo passar.

De outro lado, as escrituras nos instruem que Deus não quer que fiquemos apenas gastando o nosso tempo no trabalho, mas que venhamos ali utilizar o tempo que temos para MARCAR VIDAS naquele lugar. Ele quer que você use o seu tempo para deixar marcas importantes nas vidas das pessoas que trabalham com você. Você ali deve ser um CANAL DE INFLUÊNCIA, um agente do Reino de Deus estrategicamente colocado ali pelo Senhor!

O texto de Efésios 2:10, na Paráfrase da Bíblia Viva fica assim: “Deus planejou que você deveria gastar a sua vida em servir aos outros”.

Isto é ministério. Fomos salvos para servir, criados para ministrar. Não importa qual seja a tua profissão: vendedor, profissional liberal, médico, operário, gerente, escriturário; seja qual for, a Bíblia diz que Deus quer que você use a sua profissão e o seu trabalho para servir melhor a outras pessoas. Isto é ministério!

Uma das verdades importantes na bíblia é: Eu sirvo a Deus servindo aos outros.


PR.ANESIO- COMUNIDADE CARISMA

SOBRE A TUA PALAVRA









Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede.

PEDRO ANTES E DEPOIS







Aquele que havia negado o amigo e Mestre diante do confronto foi quem se levantou e fez uma das maiores exposições do plano eterno de Deus. O homem que se acovardara agora está cheio de ousadia, se expõe sem medo e restrições. Naquele primeiro sermão de Pedro mais de 3 mil pessoas se agregaram à Igreja. (Atos:14)


O que ocorreu com o Pedro para que tal mudança acontecesse? Como podemos ver estas mudanças em nossa própria vida no dia-a-dia? Como podemos viver a vida que Deus, o Pai, propõe para nós? Como vencer o medo, a timidez, o pecado que tão de perto nos cerca?

Como ter um vida constante diante dos homens e na presença de Deus?


O segredo está na experiência pessoal com o Espírito Santo de Deus que agora já não é mais um Deus distante e externo, mas a vida de Deus em nós. O Espírito de Deus passa habitar no nosso ser. Se quisermos viver a vida de Deus temos que ter uma experiência com o Espírito Santo e precisamos de ser cheios Dele. (Atos 2:3)

Foi isso que mudou a vida de Pedro, ele foi cheio do Espírito Santo e deixou de ser o que se acovardava para ser o homem cheio de coragem que Deus usa.


E se pedirmos do seu Espírito, o Pai nos dará.


Olgálvaro Bastos Jr.