DIVIDA.......COLOQUE DEUS E SUA PALAVRA NESTE NEGOCIO

quarta-feira, 23 de setembro de 2009



UM PRINCÍPIO OCULTADO…

A administração financeira sempre foi um tema esquecido pela igreja, que só o aborda no momento de se recolher dízimos e ofertas, lembrando de que devemos, antes de tudo, tirar dez por cento de nossa renda, para cumprirmos com um mandamento do Senhor. “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Malaquias 3.10).

Mas, como administrar os noventa porcento que sobraram? O que devo dar prioridade? Será que Deus tem algo a dizer sobre isso?

O sistema econômico capitalista nos insere em uma intensa corrida de satisfação momentânea, criando em nosso ser desejos materialistas desnecessários, que parecem ser essenciais para o prosseguimento de nossas vidas. É nesse momento que todos os recursos do mundo financeiro nos são expostos: cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamento… Tudo para realizar o seu sonho. Aliás, pra quê esperar formar uma poupança para adquirir um bem? Você tem que ser feliz agora! Mas, o que fica oculto em tudo isso, reflete no preço a ser pago por essa decisão: o surgimento da dívida, que na maioria das vezes, não é planejada. Com isso, a renda do mês é minguada, o que traz frustração, ansiedade e contendas. Infelizmente, muitos cristãos, por não terem conhecimento dessa questão à luz da bíblia, estão com seus nomes no SCPC, no SERASA, não compreendendo a vontade de Deus para essa área de nossas vidas: sermos mordomos fiéis.

A Bíblia afirma em I Crônica 29.11 e 12: “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força”.

Assim, o que outrora eram chamados de minha casa, minha moto, meu carro, meu computador, meu videogame, passam a ser chamados de casa de Deus, moto de Deus, carros de Deus, de Deus, de Deus. A base sobre a qual o Senhor quer que nós construamos nossa vida financeira é a abdicação total de todas as nossas posses, para nos tornarmos apenas administradores daquilo que Ele pôs em nossas mãos. Dessa forma, as coisas assumem outro tom, no qual temos que pensar muito bem antes de tomarmos qualquer decisão, já que devemos zelar e prosperar Suas posses. Tendo-se esse princípio como plataforma, o Senhor passa a ser o guia em nosso planejamento financeiro. Ao adotarmos um determinado rumo, temos que consultá-Lo, para sabermos qual é o melhor caminho a ser tomado e não agirmos por nossa própria vontade. É necessário aprender a gastar com sabedoria, ou seja, gastar menos do que se ganha para suprir suas necessidades e da sua família. “O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha” (Provérbios 21.20 – NTLH).

Deus quer prosperar o Seu povo, mas paralelamente a isso, quer que haja preparo no manejo daquilo que Ele confiar aos seus servos, pois, a semente lançada tem que ser multiplicada e dar muitos frutos (Mateus 19.12-27 e Lucas 19.12-27).

É imprescindível evitarmos ao máximo fazer compras a crédito, pois nossa renda futura já está sendo comprometida, além de pagarmos juros altíssimos. O hábito da dívida deve ser quebrado (primeiro comprar para depois pagar), posto que se tornasse elemento de maldição, haja vista que muitos desentendimentos familiares são provocados por essa questão. Dívida é escravidão. “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Provérbios 22.7).

Em vista disso, incorpore esses princípios em sua vida, independente de sua idade, de sua situação financeira. O Senhor não deseja ver seus filhos totalmente condicionados a esse sistema econômico, sendo ludibriados por suas ilusões, tendo uma vida ligada às vicissitudes econômicas. Aprenda e apreenda que o Senhor também é o seu consultor financeiro, antes de fazer qualquer dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário